segunda-feira, 30 de junho de 2008

Outro esporte diferente: cabo de guerra

Sei que você não deve encarar o cabo de guerra como algo exótico, mas vendo como um esporte de equipes, vai dizer que não soa como um esporte diferente?

Não deixa de ser um esporte diferente


No cabo de guerra, como esporte sério, também vence a equipe que tiver mais força. Mas, como se trata de um esporte internacionalmente praticado, tem suas regras que devem ser seguidas.

Para quem duvida da seriedade do jogo, este já foi um esporte olímpico do ano 1900 até 1920. E, como é muito praticado, possui campeonatos mundiais a cada 2 anos.

As duas equipes são formadas por oito jogadores que, dependendo de seu peso, definem a classe na qual a equipe estará classificada, assim como "peso pena", "peso leve", "peso pesado", etc., no caso do boxe.

O cabo possui 10 centímetros de diâmetro e, para saber quem ganha, há uma linha no chão coincidindo com a marca no cabo, servindo como ponto de partida do jogo. O time vencedor é aquele que conseguir "puxar" seus adversários ao longo dos seus 4 metros de cabo por inteiro, passando pela marca no centro.

Porém há uma maneira vencer o jogo, forçando seus adversários a cometerem uma falta. Sim, nesse jogo há faltas! Basta fazê-los escorregar e caírem no chão.

Como de costume, veja um vídeo de mais este esporte diferente sendo praticado no Campeonato Mundial de Cabo de Guerra, no ano de 2006:

terça-feira, 24 de junho de 2008

Esporte estranho: corrida de porcos

esporte estranho corrida de porcos
Depois de falar sobre esportes diferentes, fiquei sabendo de mais uma corrida, mas dessa vez não é de galinhas, mas sim corrida de porcos!

Pode ser encarado mesmo como um esporte será? Enfim... sem muitas regras, os porcos são soltos em uma reta e seus donos ganham a corrida no grito, literalmente.



Quer saber se seu porco pode participar? Basta ele estar entre 15 e 30kg. Mas se quiser ter alguma chance é melhor treinar seu animal, pois os vencedores afirmam que mantém os treinamentos em dia em suas fazendas.

No Brasil, as corridas são feitas para promover a venda da carne suína e o turismo, além de mostrar esse esporte estranho. Quer ler mais? Esporte estranho no 17 festival de Carne suína

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Esporte diferente? É o arremesso de celular!

Esportes diferentes que envolvem arremesso nós já conhecemos, mas este você nunca deve ter ouvido falar.

Neste último sábado, 14 de Junho, aconteceu o 1º Campeonato Brasileiro de Arremesso de Celular, realizado em São Paulo.

Obviamente, vence quem conseguir lançar seu telefone mais longe, um objetivo um tanto quanto diferente, principalmente em nossa realidade, tão dependente dessa tecnologia.

O vencedor conseguiu atingir a incrível marca de 67,47 metros e como prêmio... Um celular! Isso mesmo, o prêmio do campeonato foi nada mais nada menos que um novo celular.

Porém, a pior performance ficou por conta de uma mulher, lançando seu celular em apenas 12,5 metros de distância.

A origem desse esporte diferente é da Finlândia e, nesta primeira edição brasileira, tivemos 45 participantes que doaram os restos de seus celulares para serem reciclados.

Veja alguns vídeos com mais detalhes e depoimetos:





Para mais detalhes sobre o esporte, basta visitar este site.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Esporte estranho: Corrida de galinhas

Corrida de Galinhas!?

Quem já foi para São Bento da Una conhece uma tradição da cidade e também atração turística: no galinhódromo da cidade, desde 1993 é pratica um esporte muito estranho... o Jogue Diferente apresenta hoje a Corrida de Galinhas!

Esporte estranho, corrida de galinhas

A iniciativa do evento foi mais para promover a cidade por ser uma grande produtora de carne de aves: 4 mil toneladas de carne de frango por mês. Mas enfim, voltando ao esporte: cada equipe consiste em um piloto e uma galinha (ou galo), que não pode ser tocada pela pessoa de nenhuma forma, nem com objetos. 2 voltas na arena de 60 metros com areia é a pista onde ocorrem as corridas.

Fica a rigor do piloto de como irá fazer sua galinha correr até o final da prova, pois entre os 300 competidores (em média) na final com 9 participantes quem ganhar leva prêmio nessa competição: a galinha ganha um milho e o piloto um prêmio em dinheiro!

Quem for até a cidade na época de junho, é bom conferir as datas, se cadastrar e se tornar mais um praticante desse esporte estranho!

Quem quiser saber mais sobre o esporte: O Pan das Galinhas. Para quem não leu, postamos anteriormente aqui no blog outro esporte diferente: a corrida de avestruz.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Esporte diferente em vídeo: Bocha

Já ouviu falar sobre Bocha? Sim, é aquele esporte diferente conhecido por ser praticado por idosos, mas isso não quer dizer que o pessoal mais jovem não possa praticá-lo!

Pensando em desmitificar o fato de que só idosos praticam a Bocha, nós da equipe do blog Jogue Diferente filmamos um pequeno vídeo mostrando toda nossa habilidade neste esporte diferente:



Mas não se engane! Saíram alguns jogos muito disputados com o placar bem apertado... Por que você não experimenta este jogo também?

Inclusive já falamos sobre alguns esportes parecidos com este, como o Petanca, praticado nas areias espanholas.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Esporte estranho: Caiaque-Polo

Seria o Pólo praticado com caiaques?

O Jogue Diferente apresenta mais um esporte estranho: Caiaque-Pólo!

Em um piscina, rio ou lago, um espaço de 40x20m acontece a partida entre dois times com 5 jogadores para cada lado.

Caiaque-Polo esporte estranho

Existem diferentes modalidades de Pólo: aquele praticado sobre cavalos, o Pólo Aquático e o Caiaque-Pólo.

As principais diferenças entre o Pólo Aquático e Caiaque-Pólo:
- Na modalidade sobre caiaques, o gol fica suspenso a 2 metros da superfície da água;
- Os atletas praticam o esporte sobre seus caiaques.


Nada de diferente quanto ao objetivo do jogo: quem marcar mais gols, vence! Pode ser feito com as mãos ou então com os remos.

Leia mais sobre onde praticar e um pouco do histórico deste esporte estranho.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Outro esporte diferente? É o Ultimate Frisbee

Quem está acostumado com o frisbee jogado na praia deve se espantar, mas realmente existe um esporte diferente cujo nome é Ultimate Frisbee.

Neste caso, trata-se de um jogo praticado em equipes, utilizando um disco pesando 175 gramas. O objetivo principal é pegar o frisbee na zona de gol, algo parecido com o Futebol Americano.

As regras parecem uma mistura entre dois esportes diferentes: Futebol Americano, como citado anteriormente, e Basquete.

O jogo é disputado por duas equipes com 7 jogadores cada e, quando um time está atacando, deve lançar o disco para seu companheiro que, ao pegá-lo, deve fixar um pé no chão, como no Basquete, e segurá-lo por no máximo 10 segundos. O papel dos zagueiros do time adversário é justamente não deixar que os atacantes entrem com o frisbee na zona de gol.

Esporte diferente porque não tem árbitros!


Claro, além de possuir um estilo de jogo peculiar, o que mais faz este esporte ser diferente dos demais é o fato de não possuir árbitros, isso mesmo, o jogo possui suas regras mas depende, somente, do código de honra de seus atletas, respeitado no mundo todo. Para nós, acostumados com esportes extremamente disputados, temos a idéia de que sem um árbitro o esporte não daria certo, mas é justamente o contrário disso. Por isso, dizemos que o Ultimate Frisbee possui o verdadeiro Espírito de Jogo.
Veja abaixo vídeo mostrando alguns bons lances do Ultimate Frisbee:

Para mais detalhes sobre o esporte, visite o site da Federação Paulista de Disco.

domingo, 1 de junho de 2008

Pesapallo: Um esporte diferente parecido com baseball?


Em busca de mais esportes diferentes acabamos encontrando o Pesapallo, que já começa soando estranho pelo seu nome exótico. Nada mais justo vindo de um esporte muito comum na Finlândia.

O difícil foi encontrar melhores fontes de pesquisa para descrevê-lo aqui, mas a intenção é justamente trazer esportes diferentes aos visitantes do blog!

Esporte diferente, mas lembra o Baseball


Pesapallo é um esporte que requer muita habilidade de seus jogadores, e a base de suas regras é a mesma do Baseball, com algumas diferenças, é claro, caso contrário não receberia um novo nome.

Aproveitando este assunto, já falamos sobre outro esporte exótico parecido com o Baseball.

No Pesapallo temos quatro bases e há um rebatedor com um taco que deve rebater a bola lançada para alguém tentar segurá-la. Durante o tempo em que a bola ainda não foi pega, o rebatedor deve correr de base em base, assim como no Baseball.

Mas então, o que temos de diferente?


Agora sim vamos falar das distinções que existem entre o Pesapallo e Baseball.
As bases do campo não formam o desenho de um "diamante", como podemos ver na imagem abaixo. Para correr de base em base, os rebatedores devem fazer um zigue-zague (linha azul):



Além disso, os rebatedores não precisam correr entre as bases, na primeira e segunda batidas na bola.

Caso a sua bola seja pega no ar, não é considerado como um "out" (ocasião na qual o time do rebatedor o "perde" e deve enviar outro para a função), mas todos os "runners" que não estiverem numa base devem voltar à base principal, ou "home base". Esse tipo de jogada é denominada "haava" ou "koppi".

Equipamentos necessários para este esporte diferente


Para a prática do Pesapallo são necessários os seguintes equipamentos:

  • Capacete;
  • Luva;
  • Taco;
  • Bola.


E, conforme prometido, veja um pequeno vídeo com algumas jogadas de mais este esporte diferente!