segunda-feira, 24 de março de 2008

Arremesso de Martelo! Mais um esporte diferente?

Quando você ouve falar que alguém pratica "arremesso de martelo" logo vem na cabeça a idéia de alguém atirando aquela ferramenta. Parece estranho...



Mas na verdade esse é um esporte diferente do que imaginamos. Não é de se jogar em equipe como o cabeçobol. O que fazem na verdade, é um lançamento de uma bola de metal (com 7,26kg para os homens e 4kg para as mulheres) presa por uma espécie de arame com uma pega na ponta. O atleta gira o "martelo" em torno de si mesmo, completando em média 4 voltas até o lançamento.



Para você que pensou em assistir um lançamento de martelo e ficou preocupado, é bom saber que em volta da área de lançamento existe uma proteção com grade que impede que o arremesso de martelo só siga para frente, e aterrise na área permitida até um ângulo de 90 graus, caso contrário o arremesso não é válido!

O regulamento existe desde 1887, criado na Inglaterra, e já faz parte dos esportes olímpicos desde 1990. Falando em olimpiádas, esse esporte diferente vai estar presente também nas olimpíadas de beijing - 2008.

Um comentário:

Murilo Tifoski disse...

Realmente quando ouvir falar em martelo, mesmo já sabendo o que era vem sempre a imagem da ferramenta...