quinta-feira, 17 de abril de 2008

Esporte exótico com bola: Petanca

Em busca de mais algum bom exemplo de esporte exótico chegamos à Catalunha, região na qual é praticado um esporte com nome bem diferente: Petanca.

Originário da França, este esporte exótico tem seu nome vindo da expressão "pés juntos". O jogo assemelha-se muito com a bocha, pois tem como objetivo acertar (com bolas de metal) uma bola de madeira (chamada "boliche") lançada anteriormente por outro jogador. Porém, para jogá-lo, o solo ideal é arenoso e plano.

O esquema do jogo é o seguinte: inicia-se a partida com o lançamento do boliche e, na modalidade individual, cada jogador tem direito a jogar três bolas metálicas, enquanto na versão de times apenas duas bolas.

As jogadas podem ter três variações. A primeira consiste em lançar a bola para chegar o mais perto possível do boliche; a segunda permite que o jogador arremesse sua bola para afastar aquela do adversário que estiver mais perto do boliche; por fim, a última maneira se assemelha com a segunda, na qual o jogador tenta acertar outra bola com a sua lançada, porém, o alvo é uma bola do próprio time, a fim de aproximá-la do boliche.

Nenhum comentário: