quinta-feira, 10 de abril de 2008

Esporte exótico com raquetes: Lacrosse


Originário de um jogo praticado pelos índios americanos (baggataway), o Lacrosse é um esporte exótico praticado com raquetes, disputado em dois times com dez atletas de cada lado.

Este esporte diferente foi batizado com este nome devido a semelhança da raquete com uma cruz, assim os colonos franceses o chamavam de "La Crosse", ou seja, "A Cruz".

O campo ideal para disputa deste esporte exótico tem 100 a 110 metros de comprimento. Os pontos são marcados ao atingir o gol adversário com a bola, atingindo-a com uma raquete. Em sua extremidade há uma rede, utilizada para "segurar" a bola.

Para os gols serem válidos, todos os jogadores do time devem estar no campo de ataque. As faltas acontecem quando o corpo de um jogador bate no cesto do seu adversário.

Mas um fato curioso marca este esporte: durante um tempo, o Lacrosse foi sinônimo de esporte sangrento pois os índios, praticantes do esporte, sofriam devido maus-tratos dos ingleses que roubavam suas terras, matavam animais, etc. Para se vingarem, marcaram um jogo de Lacrosse com os ingleses, na festa de aniversário do rei inglês Jorge III. A partida foi organizada bem próxima à fortificação dos soldados ingleses que, para verem melhor o jogo, abriram os portões aproximando-se dos jogadores.

Porém, como torcida, os índios levaram suas mulheres vestidas com longos mantos, fato inusitado em dia que fazia muito calor. Os soldados não estranharam, pois imaginavam que esta era a maneira pela qual estavam acostumadas a se vestir.

De repente, os índios largaram suas raquetes e as mulheres suas mantas que, embaixo delas, possuíam armas, utilizadas para atacar os soldados ingleses.

Nenhum comentário: