terça-feira, 29 de abril de 2008

Hora de uma luta diferente!

Dentre os dos esportes diferentes, estranhos e exóticos que já postamos aqui, gostaria de falar agora de uma luta muito diferente: o sumô!

Esporte diferente, o sumô

Regras básicas deste esporte diferente


São apenas dois lutadores, vestindo uma espécie de cueca reforçada, que entram no ringue com o objetivo de derrotar seu adversário: fazendo este tocar o chão com qualquer parte do corpo (exceto os pés), ou empurrá-lo para fora da arena. Principalmente a roupa é bem diferente daquelas usadas para praticar qualquer outro esporte estranho.



Vale tapa, puxar a sunga e qualquer manobra para derrubar o outro! Tudo isso torna essa luta, um esporte diferente e estranho até, para nós que não pertencemos a essa cultura.

domingo, 27 de abril de 2008

Espore diferente no X Games

Um verdadeiro Festival de esporte diferente aconteceu nesse final de semana (dias 25, 26 e 27 de abril) e trouxe muita adrenalina para São Paulo.

Modalidades dos esportes diferentes



Como atrações, foram competidos os seguintes esportes: um esporte diferente de que já falamos aqui no blog (o motocross), e também as manobras exóticas de skate e bicicleta!



Para saber mais sobre os esportes desse X Games, visite o site oficial.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Um esporte diferente: trial motocross

Após falar um pouco sobre um esporte diferente sobre 2 rodas, encontrei uma modalidade deste mesmo esporte, tornando este um pouco mais exótico!

Como funciona este Esporte diferente:


Não é uma competição de velocidade como a corrida de motocross: os competidores devem fazer manobras para escalar obstáculos! Estranho!?



A moto desta categoria é diferente das outras por principalmente não ter o banco, mesmo porque o piloto não vai usar. Mas assim como em todo esporte diferente, ou radical, não pode ser praticado sem todos os equipamentos de proteção.

Proteção para esporte diferente

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Esporte diferente: Tetris com queda-de-braço!

Você deve imaginar que já viu de tudo, mas nós descobrimos mais um esporte diferente, o Tresling, que envolve o bom e velho Tetris e a queda-de-braço!

Mas aí você deve pensar que uma coisa não tem nada a ver com a outra, pois são jogos totalmente diferentes! Mas aí que você se engana.
Este esporte diferente foi criado pelo Designer Tom Gerhardt que, utilizando uma mesa profissional para a prática da queda-de-braço, possui em cada lado a região na qual o jogador tenta forçar a mão do adversário tocar, sendo responsável pelo controle das peças que estão "caindo" na tela.

Para entender melhor como funciona o Tresling, veja o vídeo publicado no site oficial deste esporte diferente:

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Esporte exótico com bola: Petanca

Em busca de mais algum bom exemplo de esporte exótico chegamos à Catalunha, região na qual é praticado um esporte com nome bem diferente: Petanca.

Originário da França, este esporte exótico tem seu nome vindo da expressão "pés juntos". O jogo assemelha-se muito com a bocha, pois tem como objetivo acertar (com bolas de metal) uma bola de madeira (chamada "boliche") lançada anteriormente por outro jogador. Porém, para jogá-lo, o solo ideal é arenoso e plano.

O esquema do jogo é o seguinte: inicia-se a partida com o lançamento do boliche e, na modalidade individual, cada jogador tem direito a jogar três bolas metálicas, enquanto na versão de times apenas duas bolas.

As jogadas podem ter três variações. A primeira consiste em lançar a bola para chegar o mais perto possível do boliche; a segunda permite que o jogador arremesse sua bola para afastar aquela do adversário que estiver mais perto do boliche; por fim, a última maneira se assemelha com a segunda, na qual o jogador tenta acertar outra bola com a sua lançada, porém, o alvo é uma bola do próprio time, a fim de aproximá-la do boliche.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Esporte diferente sobre 2 rodas: Motocross

Tem pessoas que não se contentam em somente pilotar uma moto: preferem fazer diferente e praticar o Motocross.
A adrenalina transforma o jeito de andar de moto em algo totalmente diferente. A pista é totalmente off-road (terra) e cheia de obstáculos: o que torna tudo uma corrida muito exótica, com manobras e saltos para deixar qualquer público entusiasmado.

Esporte Diferente - Motocross

O FreeStyle Motocross tem algo diferente


Senão a corrida, temos outra forma de praticar o motocross. No modo FreeStyle os pilotos entram na pista com sua moto e fazem manobras no ar para conseguir pontos: a pista tem muitas rampas de morrotes em um terreno off-road.

Os equipamentos


A moto utilizada no Motocross é diferente das motos esportivas ou custom, pois tem que apresentar uma ótima suspensão para agüentar os saltos e aterrisagens. Geralmente os pilotos utilizam motocicletas com 250 ou 450 cilindradas.
Motocross - moto diferente
Além da moto é utilizada proteção no corpo inteiro: capacete, botas, cotoveleira, joelheira, colete e óculos de segurança.



Acha que é muito para você? Então pode praticar um outro qualquer esporte diferente.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Esportes estranhos: que tal marcha atlética ?

Dentre tantos esportes estranhos, gostaria de destacar esse chamado de Marcha Atlética! Mais conhecido por "aquele em que as pessoas andam de um jeito diferente".

Na verdade são lembrados assim pelo jeito exótico de praticar o esporte: na marcha atlética, o atleta deve andar o mais rápido possível, mas sempre deve ter pelo menos um pé em contato com o chão. Além disso a perna que está avançando deve permanecer reta - pois se o joelho dobrar será penalizado.



Algo me lembra um outro esporte estranho.

Esporte diferente de caminhada e corrida


Este esporte não é nem uma corrida mas também não é uma caminhada. Estranho? A caminhada e a corrida não exigem que um pé sempre esteja apoiado no solo: que justamente é o erro mais comum dos atletas.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Hurling, um hóquei exótico?


Bom, à primeira vista, o Hurling pode parecer um esporte exótico, pois lembra o hóquei em alguns aspectos, mas os jogadores utilizam bastões para segurar a bola (semelhante à de tênis) e arremessá-la ao "gol" adversário.

Neste esporte exótico, dois times participam da partida, possuindo 15 jogadores cada um. O campo possui 120 a 126 metros de comprimento e 75 a 91 metros de largura.

Como dito anteriormente, a bola deve ser arremessada entre duas traves do time adversário, em forma de "H", como no Rugby porém, no Hurling, há uma rede logo abaixo. O gol marcado desta forma, passando entre as duas traves, vale 3 pontos, enquanto se for marcado na rede, como no futebol convencional (inclusive com um goleiro), vale apenas 1 ponto.

Podemos ver no vídeo abaixo que a violência nos esportes não vem de agora e, certamente, contusões são muito comuns neste jogo que é um dos mais populares da Irlanda.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Esporte exótico com raquetes: Lacrosse


Originário de um jogo praticado pelos índios americanos (baggataway), o Lacrosse é um esporte exótico praticado com raquetes, disputado em dois times com dez atletas de cada lado.

Este esporte diferente foi batizado com este nome devido a semelhança da raquete com uma cruz, assim os colonos franceses o chamavam de "La Crosse", ou seja, "A Cruz".

O campo ideal para disputa deste esporte exótico tem 100 a 110 metros de comprimento. Os pontos são marcados ao atingir o gol adversário com a bola, atingindo-a com uma raquete. Em sua extremidade há uma rede, utilizada para "segurar" a bola.

Para os gols serem válidos, todos os jogadores do time devem estar no campo de ataque. As faltas acontecem quando o corpo de um jogador bate no cesto do seu adversário.

Mas um fato curioso marca este esporte: durante um tempo, o Lacrosse foi sinônimo de esporte sangrento pois os índios, praticantes do esporte, sofriam devido maus-tratos dos ingleses que roubavam suas terras, matavam animais, etc. Para se vingarem, marcaram um jogo de Lacrosse com os ingleses, na festa de aniversário do rei inglês Jorge III. A partida foi organizada bem próxima à fortificação dos soldados ingleses que, para verem melhor o jogo, abriram os portões aproximando-se dos jogadores.

Porém, como torcida, os índios levaram suas mulheres vestidas com longos mantos, fato inusitado em dia que fazia muito calor. Os soldados não estranharam, pois imaginavam que esta era a maneira pela qual estavam acostumadas a se vestir.

De repente, os índios largaram suas raquetes e as mulheres suas mantas que, embaixo delas, possuíam armas, utilizadas para atacar os soldados ingleses.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Pólo: esporte exótico sob cavalos


O Pólo é um esporte exótico originário da Ásia, séculos antes de Cristo. Diferentes de outros esportes no qual o atleta fica montado, este não é um tipo de corrida diferente.

O jogo é praticado com quatro jogadores por equipe, montados em cavalos e, como objetivo, devem bater em uma bola com um taco, tentando fazer gols no arco adversário. A partida dura menos de uma hora, sendo dividida em períodos denominados "chukka", que podem acontecer de 4 a 6 vezes por jogo.

  • As medidas do campo ficam em torno de 275x180m;

  • As bolas tem 8cm de diâmetro sendo feitas na cor branca em plástico ou madeira;

  • O taco possui 3m e é feito de bambu.


segunda-feira, 7 de abril de 2008

Esporte exótico e sacrifícios: vamos jogar futebol mesoamericano?

Quem perder, corre o risco de ser sacrificado. Quem ganha é abençoado pelos deuses.
Bem-vindo ao Futebol Mesoamericano: uma mistura de um esporte diferente misturada ao exótico mundo religioso e místico.

Pesquisas dizem existir uma bola deste esporte, datada de 1600 a.C! E como é um jogo muito antigo e depende de análises históricas para supor algo, fica meio complicado dizer ao certo o que era, mas basicamente:

1. Equipamentos: peles de veados e jaguar para fazer a proteção do corpo. Alguns jogadores jogavam mascarados (mostrando o lado exótico do jogo). A bola é de borracha, feita do látex da árvore com seiva de outra planta: dizem que a bola simboliza a fertilidade por (referência ao látex) lembrar o sêmen.

2. Campo: geralmente 80m de comprimento por 8 de largura, mas tendo campos que chegam até 160m de comprimento.

3. Objetivo: acertar a bola em uma aro na lateral do campo.

Esporte exótico - aro do futebol mesoamericano

3. Times: 2, podendo ter de 2 a 5 por equipe.

4. Em jogo: em volta do jogo de futebol mesoamericano está todo um ritual de sacrifícios, onde o capitão do time perdedor e mais algum jogador será morto e oferecido aos deuses no final da partida, assim como a bola podia ser queimada e também oferecida.

Portanto, se você receber um convite para praticar este esporte exótico, saiba que o final pode ser triste! Infelizmente não achei nenhum vídeo da prática do esporte!

sábado, 5 de abril de 2008

Apresentamos o Críquete, um esporte exótico!

Considerado por muitos um esporte semelhante com o Baseball, o Críquete, a primeira vista, pode parecer apenas uma versão diferente de Baseball.

Originário de um antigo jogo rural chamado Stoolball, vindo da Inglaterra, o Críquete foi se atualizando durante os anos, ganhando boa popularidade em países como o Reino Unido, Índia e Paquistão.

Este esporte exótico é praticado em campos sem dimensões definidas. A bola utilizada é feita de borracha e madeira, podendo atingir velocidade de 150 km por hora. O objetivo é acertar as três varetas fincadas no solo, do time adversário, chamadas de "wickets". O jogo se desenrola com o time atacando e, em outros momentos, defendendo seus wickets.
Antigamente o jogo chegava a durar dias mas, atualmente, pode ser disputado em dois tempos, uma tarde ou noite. 

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Croquet, um esporte antigo e diferente!


Esse realmente é um esporte muito exótico!

Derivado do golfe, o Croquet (não confundir com Críquete!) começou como um jogo voltado à recreação mas, depois de um tempo, tornou-se um esporte. Para jogá-lo deve-se bater em bolas de madeira ou plástico através de arcos presos no campo (gramado).

Este jogo é praticado em países como Estados Unidos, Canadá, França e Austrália, sendo pouco popularizado no mundo.

Apesar de ser pouco praticado, o Croquet já participou dos jogos olímpicos em 1900, em Paris, a exemplo da Pelota Basca, outro esporte diferente.


Vídeo explicando como se joga Croquet (inglês)

Mais informações sobre o motivo do esporte ter saído das olimpíadas neste link.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Faça um esporte diferente: Biatlo

Com certeza você já deve ter ouvido falar do triatlo (corrida, natação e ciclismo), mas aposto que ainda não conhece o estranho Biatlo!

Esporte diferente - Biatlo

Por dedução vemos que temos dois esportes em um. O atleta esquia no gelo por 5km em velocidade e a cada parada, se prepara para armar seu rifle e dar cinco tiros em um alvo! É bem estranho por misturar 2 modalidades de esportes muito diferentes.



Diz a lenda que o esporte surgiu de um treinamento militar, e com certeza só poderia ter sua origem assim! Resumindo: o biatlo é na verdade esquiar e atirar, mas se o atleta erra o alvo, é penalizado com acréscimo de tempo em sua corrida. Apesar de ser um esporte diferente por ter essa mistura de modalidades, participa dos Jogos de Inverno, assim como aquele outro esporte estranho, de que já falamos aqui no Jogue Diferente!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Skeleton, esporte diferente no gelo!


Dando continuidade à nossa mini-série de posts sobre esportes estranhos de inverno (já falamos sobre Curling), vamos falar sobre Skeleton.

O Skeleton surgiu no século XIX na Suíça, quando um inglês utilizou um trenó em forma semelhante ao esqueleto humano.

Um dos momentos mais importantes para garantir um bom desempenho é a largada, exigindo grande explosão e agilidade. Após adquirir a velocidade necessária, o piloto coloca-se com o peito sobre o trenó, ficando deitado com a boca para baixo.



Mas aí você se pergunta: como o piloto consegue controlar o trenó a uma velocidade aproximada de 130km/h? Simples, o próprio corpo do atleta faz com que ele consiga controlá-lo, exigindo grande habilidade do mesmo.

Como se trata de um esporte de risco, deve-se ter muito cuidado no momento da largada, para não acontecer problemas como no vídeo abaixo:



Caso você queira saber mais sobre este esporte diferente, basta visitar este link.