terça-feira, 3 de junho de 2008

Outro esporte diferente? É o Ultimate Frisbee

Quem está acostumado com o frisbee jogado na praia deve se espantar, mas realmente existe um esporte diferente cujo nome é Ultimate Frisbee.

Neste caso, trata-se de um jogo praticado em equipes, utilizando um disco pesando 175 gramas. O objetivo principal é pegar o frisbee na zona de gol, algo parecido com o Futebol Americano.

As regras parecem uma mistura entre dois esportes diferentes: Futebol Americano, como citado anteriormente, e Basquete.

O jogo é disputado por duas equipes com 7 jogadores cada e, quando um time está atacando, deve lançar o disco para seu companheiro que, ao pegá-lo, deve fixar um pé no chão, como no Basquete, e segurá-lo por no máximo 10 segundos. O papel dos zagueiros do time adversário é justamente não deixar que os atacantes entrem com o frisbee na zona de gol.

Esporte diferente porque não tem árbitros!


Claro, além de possuir um estilo de jogo peculiar, o que mais faz este esporte ser diferente dos demais é o fato de não possuir árbitros, isso mesmo, o jogo possui suas regras mas depende, somente, do código de honra de seus atletas, respeitado no mundo todo. Para nós, acostumados com esportes extremamente disputados, temos a idéia de que sem um árbitro o esporte não daria certo, mas é justamente o contrário disso. Por isso, dizemos que o Ultimate Frisbee possui o verdadeiro Espírito de Jogo.
Veja abaixo vídeo mostrando alguns bons lances do Ultimate Frisbee:

Para mais detalhes sobre o esporte, visite o site da Federação Paulista de Disco.

Nenhum comentário: