terça-feira, 4 de novembro de 2008

Uma forma diferente de praticar esporte: snowboard no videogame wii

Já teve a oportunidade de praticar esportes na neve? Eu pelo menos nunca nem cheguei perto de montanhas para esquiar... Mas podemos praticar o snowboard de uma forma diferente: no videogame wii!


Imagem publicada em uma matéria sobre o jogo - G1.

É uma experiência boa para quem ainda não jogou Wii: com um acessório (balance board), você simula como se realmente estivesse praticando o esporte.

Além do snowboard, tem diferentes esportes que podem ser praticados dessa maneira: skate, boxe, dança e fitness e até Bambolê!



Diferentes formas de praticar para muitos esportes... Mais: sobre jogos e video game nintendo wii, como o preview dos winter games 2009, como aquele esporte exótico de inverno que falamos aqui anteriormente.

domingo, 2 de novembro de 2008

Esporte diferente: Bumerangue

Eis aqui mais um esporte diferente, agora vindo diretamente da Austrália! Isto é, o Bumerangue é um esporte que existe há cerca de 23 mil anos, e não se sabe ao certo onde foi usado pela primeira vez, mas o país da Oceania com certeza é a maior referência no esporte.

Antigamente usado como acessório de caça pelos aborígenes, o Bumerangue tornou-se um esporte praticado em diversas modalidades: Pegada Rápida, Precisão, Máximo Tempo no Ar, Enduro (número de pegadas em cinco minutos de arremesso), Estilo Livre, Super Catch, Australian Round e Distância.

Feito de compensado naval multilaminado, plástico ou outros materiais compostos, é encontrado em diversos formatos e cores.

Esporte diferente com campeonato mundial


Como não poderia deixar de ser, este esporte também possui seu campeonato mundial, que acontece de dois em dois anos, sendo liderado pelos Estados Unidos, França e Alemanha na maioria das edições.

O esporte também vem ganhando força no Brasil, especialmente desde a década de 80, mas ainda não podemos dizer que somos um dos grandes representantes do esporte. Com o intuito de divulgar ainda mais este esporte exótico, um grupo de entusiastas fez a modalidade de encontro de bumeranguistas, chamada Raia Livre, realizando partidas e treinos em diversas cidades.

Para saber mais sobre o bumerangue no Brasil, basta visitar o site da Associação Brasileira de Bumerangue.

Vídeo demonstrativo do bumerangue


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Esporte diferente: salto ornamental

Em tempos de Jogos Olímpicos podemos assistir os esportes diferentes colocando os países em competição buscando a vitória, records e medalhas!
Entre tantos esportes estranhos, me chamou a atenção aquele em que o atleta salta de um trampolim (ou plataforma), e enquanto está no ar este deve realizar movimentos corporais o mais suaves e simétricos possíveis para fazer os pontos.

Esporte diferente salto ornamental

Mas não basta fazer qualquer tipo de movimento... o que deixa o esporte mais emocionante é a expectativa de ver o atleta realizar os movimentos possíveis e mergulhar na piscina (profundidade com mínimo de 4m) de forma vertical, para não perder pontos ao fazer o "splash".

Os movimentos que podem ser feitos são:

  • Em grupada: parecida com a posição de que fazemos a famosa "bomba" na piscina, ou seja, coxas no peito e os braços envolvendo as pernas;

  • Em carpada: corpo totalmente esticado, flexionado na cintura;

  • Esticada: corpo totalmente esticado.





Assim o atleta deve realizar essas manobras enquanto não cai na piscina. Mas não é só isso que conta, pois a aproximação e preparação para o salto, como o mergulho também são avaliados....
Este é um dos esportes diferentes disputado nas olimpíadas na China (Beijing). .

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Esporte exótico, mas comum: Sinuca

Pode soar estranho falarmos de um esporte conhecido por muita gente, mas não deixa de ser exótico tentarmos encaçapar bolas usando um taco de madeira?

Para comemorar nossos 50 posts de esportes diferentes, nada melhor do que falar de um esporte conhecido, mas, ainda, estranho para muita gente!

Àqueles que não gostam do esporte, segue a nossa dica com um vídeo produzido alguns dias atrás:


quarta-feira, 16 de julho de 2008

Palco de diferentes esportes: olimpíadas Beijing

As olimpíadas de Beijing deste ano já começam em Agosto! E nós aqui do Jogue Diferente não poderíamos deixar de falar de alguns esportes diferentes que terão participação nesta competição mundial.

Vendo a lista, um dos esportes que me chamou atenção foi um esporte diferente, (Badminton) que já falamos aqui no Blog!

Além desse os outros são bem mais comuns e conhecidos por todos. MAS! 1 esporte me surpreendeu, talvez por não saber que participava de olimpíadas: Arco e Flecha, Tiro com arco ou ainda Archery.



No site oficial das Olimpíadas de Beijing eles citam como sendo o esporte do Robin Hood! Regras: basicamente seria o atleta acertar um alvo (a 70 metros de distância) com 1.22 metros de diâmetro. O arco pesa 22 ou 15kg, dependendo da categoria masculino ou feminino, respectivamente.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Esporte exótico: Le Parkour

Le Parkour? Para quem sempre está de olho nos esportes publicados aqui percebeu que não é um esporte estranho... sim já falamos dele! Mas hoje é um post diferente, pois a equipe do Jogue Diferente foi para a rua praticar um pouco desse tal de Le Parkour!!!

Digo que é divertido, mas dá medo de fazer as manobras! E agora posso afirmar que esse Esporte exotico merece estar aqui no blog: exige muita criatividade, muuuita destreza e treino (características que me faltaram)... mas o importante é conhecer!

Então: assista ao vídeo do Jogue Diferente: Le Parkour em Curitiba!!!



Gostou? Mande seu vídeo para nós também!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Esportes estranhos: lawn bowling e ball shooting

Voltando aos esportes que utilizam a bola, mas são esportes diferentes da bocha e boliche.

O Jogue Diferente apresenta hoje mais dois esportes estranhos com bola:

- lawn bowling:
- Quadra: de 6 a 8 pistas de grama, sendo que estas não são divididas fisicamente por uma barreira, mas sim por uma linha imaginária; A quadra ainda tem canaletas em suas extremidades, veja suas finalidades nas regras.
- Bolas: The "Jack"! Guarde este nome. É a primeira bola a ser lançada: sendo uma bola branca e menor que as outras, ela será o ponto de referência principal do jogo, pois os jogadores terão que lançar as bolas maiores com o objetivo de ficar o mais próximo possível da "Jack";
- Objetivo: os jogadores devem deixar sua bola o mais próximo possível da Jack.

esportes estranhos lawn bowling

- Regra 1: caso a bola caia sozinha na canaleta, é considerada morta (sem validade de pontos);
- Regra 2: caso a bola caia na canaleta, levando Jack junto, o jogo continua normalmente.
- Regra 3: caso o jogador expulse do campo a Jack, o jogo acaba.
- Regra 4: qualquer bola que passe das extremidades da sua pista, não terá valor no jogo, mas se Jack sair, o jogo acaba.



Não é conhecido no Brasil por ser mais comum na Austrália e Inglaterra (principalmente).


Ball shooting ou ainda "Klootschieten":
Nunca tinha ouvido falar neste esporte antes de pesquisar para postar aqui no blog... já tinha visto muita coisa diferente...mas este é especial!
- Os 3 tipos de Quadra: conforme o lugar em que for jogar, tem os seus diferenciais. Field (grama ou/e areia)e Street (asfalto).
- Objetivos: jogar a bola o mais longe possível.
- Bolas: 5 a 8 centímentros de diâmetro.
esportes estranhos Klootschieten
São esportes que não estamos acostumados e nem ouvimos falar, mas é comum no exterior (europa e EUA)...

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Outro esporte diferente: cabo de guerra

Sei que você não deve encarar o cabo de guerra como algo exótico, mas vendo como um esporte de equipes, vai dizer que não soa como um esporte diferente?

Não deixa de ser um esporte diferente


No cabo de guerra, como esporte sério, também vence a equipe que tiver mais força. Mas, como se trata de um esporte internacionalmente praticado, tem suas regras que devem ser seguidas.

Para quem duvida da seriedade do jogo, este já foi um esporte olímpico do ano 1900 até 1920. E, como é muito praticado, possui campeonatos mundiais a cada 2 anos.

As duas equipes são formadas por oito jogadores que, dependendo de seu peso, definem a classe na qual a equipe estará classificada, assim como "peso pena", "peso leve", "peso pesado", etc., no caso do boxe.

O cabo possui 10 centímetros de diâmetro e, para saber quem ganha, há uma linha no chão coincidindo com a marca no cabo, servindo como ponto de partida do jogo. O time vencedor é aquele que conseguir "puxar" seus adversários ao longo dos seus 4 metros de cabo por inteiro, passando pela marca no centro.

Porém há uma maneira vencer o jogo, forçando seus adversários a cometerem uma falta. Sim, nesse jogo há faltas! Basta fazê-los escorregar e caírem no chão.

Como de costume, veja um vídeo de mais este esporte diferente sendo praticado no Campeonato Mundial de Cabo de Guerra, no ano de 2006:

terça-feira, 24 de junho de 2008

Esporte estranho: corrida de porcos

esporte estranho corrida de porcos
Depois de falar sobre esportes diferentes, fiquei sabendo de mais uma corrida, mas dessa vez não é de galinhas, mas sim corrida de porcos!

Pode ser encarado mesmo como um esporte será? Enfim... sem muitas regras, os porcos são soltos em uma reta e seus donos ganham a corrida no grito, literalmente.



Quer saber se seu porco pode participar? Basta ele estar entre 15 e 30kg. Mas se quiser ter alguma chance é melhor treinar seu animal, pois os vencedores afirmam que mantém os treinamentos em dia em suas fazendas.

No Brasil, as corridas são feitas para promover a venda da carne suína e o turismo, além de mostrar esse esporte estranho. Quer ler mais? Esporte estranho no 17 festival de Carne suína

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Esporte diferente? É o arremesso de celular!

Esportes diferentes que envolvem arremesso nós já conhecemos, mas este você nunca deve ter ouvido falar.

Neste último sábado, 14 de Junho, aconteceu o 1º Campeonato Brasileiro de Arremesso de Celular, realizado em São Paulo.

Obviamente, vence quem conseguir lançar seu telefone mais longe, um objetivo um tanto quanto diferente, principalmente em nossa realidade, tão dependente dessa tecnologia.

O vencedor conseguiu atingir a incrível marca de 67,47 metros e como prêmio... Um celular! Isso mesmo, o prêmio do campeonato foi nada mais nada menos que um novo celular.

Porém, a pior performance ficou por conta de uma mulher, lançando seu celular em apenas 12,5 metros de distância.

A origem desse esporte diferente é da Finlândia e, nesta primeira edição brasileira, tivemos 45 participantes que doaram os restos de seus celulares para serem reciclados.

Veja alguns vídeos com mais detalhes e depoimetos:





Para mais detalhes sobre o esporte, basta visitar este site.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Esporte estranho: Corrida de galinhas

Corrida de Galinhas!?

Quem já foi para São Bento da Una conhece uma tradição da cidade e também atração turística: no galinhódromo da cidade, desde 1993 é pratica um esporte muito estranho... o Jogue Diferente apresenta hoje a Corrida de Galinhas!

Esporte estranho, corrida de galinhas

A iniciativa do evento foi mais para promover a cidade por ser uma grande produtora de carne de aves: 4 mil toneladas de carne de frango por mês. Mas enfim, voltando ao esporte: cada equipe consiste em um piloto e uma galinha (ou galo), que não pode ser tocada pela pessoa de nenhuma forma, nem com objetos. 2 voltas na arena de 60 metros com areia é a pista onde ocorrem as corridas.

Fica a rigor do piloto de como irá fazer sua galinha correr até o final da prova, pois entre os 300 competidores (em média) na final com 9 participantes quem ganhar leva prêmio nessa competição: a galinha ganha um milho e o piloto um prêmio em dinheiro!

Quem for até a cidade na época de junho, é bom conferir as datas, se cadastrar e se tornar mais um praticante desse esporte estranho!

Quem quiser saber mais sobre o esporte: O Pan das Galinhas. Para quem não leu, postamos anteriormente aqui no blog outro esporte diferente: a corrida de avestruz.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Esporte diferente em vídeo: Bocha

Já ouviu falar sobre Bocha? Sim, é aquele esporte diferente conhecido por ser praticado por idosos, mas isso não quer dizer que o pessoal mais jovem não possa praticá-lo!

Pensando em desmitificar o fato de que só idosos praticam a Bocha, nós da equipe do blog Jogue Diferente filmamos um pequeno vídeo mostrando toda nossa habilidade neste esporte diferente:



Mas não se engane! Saíram alguns jogos muito disputados com o placar bem apertado... Por que você não experimenta este jogo também?

Inclusive já falamos sobre alguns esportes parecidos com este, como o Petanca, praticado nas areias espanholas.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Esporte estranho: Caiaque-Polo

Seria o Pólo praticado com caiaques?

O Jogue Diferente apresenta mais um esporte estranho: Caiaque-Pólo!

Em um piscina, rio ou lago, um espaço de 40x20m acontece a partida entre dois times com 5 jogadores para cada lado.

Caiaque-Polo esporte estranho

Existem diferentes modalidades de Pólo: aquele praticado sobre cavalos, o Pólo Aquático e o Caiaque-Pólo.

As principais diferenças entre o Pólo Aquático e Caiaque-Pólo:
- Na modalidade sobre caiaques, o gol fica suspenso a 2 metros da superfície da água;
- Os atletas praticam o esporte sobre seus caiaques.


Nada de diferente quanto ao objetivo do jogo: quem marcar mais gols, vence! Pode ser feito com as mãos ou então com os remos.

Leia mais sobre onde praticar e um pouco do histórico deste esporte estranho.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Outro esporte diferente? É o Ultimate Frisbee

Quem está acostumado com o frisbee jogado na praia deve se espantar, mas realmente existe um esporte diferente cujo nome é Ultimate Frisbee.

Neste caso, trata-se de um jogo praticado em equipes, utilizando um disco pesando 175 gramas. O objetivo principal é pegar o frisbee na zona de gol, algo parecido com o Futebol Americano.

As regras parecem uma mistura entre dois esportes diferentes: Futebol Americano, como citado anteriormente, e Basquete.

O jogo é disputado por duas equipes com 7 jogadores cada e, quando um time está atacando, deve lançar o disco para seu companheiro que, ao pegá-lo, deve fixar um pé no chão, como no Basquete, e segurá-lo por no máximo 10 segundos. O papel dos zagueiros do time adversário é justamente não deixar que os atacantes entrem com o frisbee na zona de gol.

Esporte diferente porque não tem árbitros!


Claro, além de possuir um estilo de jogo peculiar, o que mais faz este esporte ser diferente dos demais é o fato de não possuir árbitros, isso mesmo, o jogo possui suas regras mas depende, somente, do código de honra de seus atletas, respeitado no mundo todo. Para nós, acostumados com esportes extremamente disputados, temos a idéia de que sem um árbitro o esporte não daria certo, mas é justamente o contrário disso. Por isso, dizemos que o Ultimate Frisbee possui o verdadeiro Espírito de Jogo.
Veja abaixo vídeo mostrando alguns bons lances do Ultimate Frisbee:

Para mais detalhes sobre o esporte, visite o site da Federação Paulista de Disco.

domingo, 1 de junho de 2008

Pesapallo: Um esporte diferente parecido com baseball?


Em busca de mais esportes diferentes acabamos encontrando o Pesapallo, que já começa soando estranho pelo seu nome exótico. Nada mais justo vindo de um esporte muito comum na Finlândia.

O difícil foi encontrar melhores fontes de pesquisa para descrevê-lo aqui, mas a intenção é justamente trazer esportes diferentes aos visitantes do blog!

Esporte diferente, mas lembra o Baseball


Pesapallo é um esporte que requer muita habilidade de seus jogadores, e a base de suas regras é a mesma do Baseball, com algumas diferenças, é claro, caso contrário não receberia um novo nome.

Aproveitando este assunto, já falamos sobre outro esporte exótico parecido com o Baseball.

No Pesapallo temos quatro bases e há um rebatedor com um taco que deve rebater a bola lançada para alguém tentar segurá-la. Durante o tempo em que a bola ainda não foi pega, o rebatedor deve correr de base em base, assim como no Baseball.

Mas então, o que temos de diferente?


Agora sim vamos falar das distinções que existem entre o Pesapallo e Baseball.
As bases do campo não formam o desenho de um "diamante", como podemos ver na imagem abaixo. Para correr de base em base, os rebatedores devem fazer um zigue-zague (linha azul):



Além disso, os rebatedores não precisam correr entre as bases, na primeira e segunda batidas na bola.

Caso a sua bola seja pega no ar, não é considerado como um "out" (ocasião na qual o time do rebatedor o "perde" e deve enviar outro para a função), mas todos os "runners" que não estiverem numa base devem voltar à base principal, ou "home base". Esse tipo de jogada é denominada "haava" ou "koppi".

Equipamentos necessários para este esporte diferente


Para a prática do Pesapallo são necessários os seguintes equipamentos:

  • Capacete;
  • Luva;
  • Taco;
  • Bola.


E, conforme prometido, veja um pequeno vídeo com algumas jogadas de mais este esporte diferente!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Esportes diferentes: Bungee Jump e Rapel

Bungee Jump ou Rapel ??
Muita adrenalina em qualquer um desses esportes diferentes entre si, por proporcionar emoções diferentes.

O equipamento deve ser sempre muito reforçado para o Bungee (principalmente): usando uma corda diferente, com 3 a 6 mil fios de elásticos paralelos! Além disso mosquetão, cadeirinha de alpinismo e também o equipamento para prender o tornozelo de forma eficaz. É preciso confiar muito na empresa que oferece o serviço, pois para se jogar no vazio, somente preso por uma corda, não parece muito seguro...
Esses saltos podem ser realizados de plataformas diferentes: Guindastes, Helicópteros e até Balões de ar quente.

Esportes diferentes: Salto de Bungee Jump


Esportes diferentes, Bungee Jump

Segunda minhas pesquisas em sites, o maior bungee jump do mundo tem 338m de altura! Ah... a média de altura é de 40 metros ...

Você deve estar pensando, o que acontece com o organismo da pessoa que salta de Bungee jump. A Super Interessante publicou uma Matéria sobre isso.

Estes esportes diferentes, se tornam mais distantes, se for analisar as suas finalidades: bungee jump é puro esporte, mas o rapel (em francês significa "recuperar") já tem um passado útil para realizar trabalho de expedições em cavernas, por exemplo. Ou seja, o Rapel tem seu lado esportivo, mas também seu sentido funcional para outros assuntos, como trabalho mesmo.

Rapel pode ser feito em prédios, cachoeiras e todos os lugares que tiverem algo a ser explorado, e também não exige tanta coragem do esportista: mesmo assim garante muita diversão, e também é mais fácil de achar algum lugar para praticá-lo.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Esporte diferente na praia: Beach Handball

O Beach Handball, ou Handebol de Areia, começou a ser praticado no Rio de Janeiro em meados da década de 80 até metade dos anos 90, mas com muitas semelhanças ao Handebol convencional, disputado em quadras.

Devido as evidentes diferenças entre o campo de areia e a quadra, algumas regras relacionadas a pontuação por gols tiveram de ser alteradas.

O interessante é que o esporte partiu da seleção brasileira e, à partir daí, difundiu-se pelos Estados.

Este esporte diferente já esteve presente no Pan-americano, tendo o Brasil como vencedor na maioria das edições.



Para mais detalhes sobre o esporte, há um artigo interessante no site Handebol Brasil.net

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Esportes diferentes: rafting e boiacross

Para quem não conhece os esportes, apresento o Rafting e o Bóia-Cross.

Estes dois esportes são parecidos por serem praticados em rios com correnteza, e quanto mais forte... melhor!

Esportes diferentes: boiacross

Na verdade, a principal diferença é que o rafting é praticado em equipe (com até 6 pessoas) enquanto o boiacross é um esporte para ser feito sozinho, ou seja, cada um em sua bóia.

Para o boiacross, uma bóia e para o rafting, um bote maior com apoio para os remos, sendo um pouco mais "complexo" e sofisticado. Mas todos os dois são divertidos e prometem sempre entre 3 a 4 horas para cada descida (geralmente). Por isso é preciso estar preparado fisicamente, por não ser tão "parado" quanto os outros Esportes diferentes...



O boiacross acaba sendo mais praticado por ser mais simples: as bóias podem ser câmaras de pneus, e mesmo que perigoso, muitos lugares oferecem o esporte sem equipamento de proteção como o capacete e a joelheira...

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Esportes diferentes: Bocha e Boliche

Com certeza você deve conhecer a bocha e o boliche, e saber que são esportes diferentes entre si, mas vamos aproveitar para falar dos dois e de suas diferenças.

Enquanto o objetivo do boliche é lançar uma bola e derrubas os 12 pinos que se encontram no final da pista, na bocha cada jogador lança 4 bochas (bolas) com o objetivo de ficar mais próxima de uma bola menor (pomo ou balim) que é lançada no início do jogo.
Boliche um dos esportes diferentes

A pista de boliche é de madeira, enquanto a cancha de bocha pode ser de areia ou saibro.

As bolas também são totalmente diferentes: a bola de boliche pode ser de borracha dura, poliuretano ou poliéster, tendo 3 furos onde são enfiados os dedos para se fazer o arremeso. Na bocha os jogos são feitos com bochas de madeira ou de resina sintética, sendo bem menores que as bolas de boliche e lisas, sem furos.

Na verdade estes eportes diferentes não nada de parecidos, mas os 2 podem ser praticados sem exigir condicionamento físico, ou até mesmo coragem como é preciso para praticar algum esporte exótico.

Assita a final mundial do campeonato de bocha: os jogadores disputam o lugar mais próxima ao pomo. Caso jogue e continue mais longe do objetivo, continua a jogar.


Além do nosso blog, encontramos um site de uma escola online de inglês que fez uma pesquisa sobre alguns esportes estranhos.

Lembrando: caso tenha algum esporte que queira mostrar aqui no blog, entre em contato conosco!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Pratique um esporte exótico: Le Parkour

Existem divergências sobre a criação do parkour. Para muitos a liberdade dos movimentos sempre esteve dentro de nós. Esta redescoberta teria sido vivenciada e tomado as características atuais na década de 80, nas ruas de Lisse, subúrbio de Paris.

Le Parkour esporte exótico

Apesar de algumas discussões, o parkour foi definitivamente criado por David Belle: um jovem bastante influenciado pela história de sua família. Seu avô, pai e irmão mais velho eram bombeiros em Paris, e foram sempre reconhecidos por sua coragem nos salvamentos e por suas capacidades atléticas.

Inspirado por sua família e principalmente por seu pai, David foi uma criança criada nos ginásios de ginástica, treinou artes marciais exóticas e teve sempre como meta o desenvolvimento de seu corpo e a superação constante de seus medos e limites pessoais. Aos 15 anos, Belle resolve levar essa experiência para as ruas. Com seus amigos de infância, e também com Foucan, principal responsável pela criação de várias técnicas e sistematização do freerunning, Belle começa a desenvolver aquilo que anos depois seria conhecido como parkour. Eles viviam as influências do salvamento realizado pelos bombeiros, pelo método natural de treinar o corpo desenvolvido por George Herbert e pelas técnicas de fuga criadas na guerra do Vietnã.

Le Parkour esporte exótico

Fantasiavam diferentes situações de emergência onde precisariam realizar salvamentos em lugares de difícil acesso, treinavam suas mentes e corpos para superar qualquer obstáculo que encontrassem pelo caminho.

Por ser extremamente plástico, exótico e impressionante o grupo Yamakasi, formado nos primórdios por Belle e seus amigos, cativou novos praticantes em suas andanças pela Europa. A popularização mundial também aconteceu graças a alguns filmes com praticantes do parkour. Dirigido pelo francês Luc Besson, Yamakazi - Os Samurais dos Tempos Modernos (2001) levou o parkour para além das fronteiras européias. Em 2002, a BBC rodou um comercial para o programa Rush Hour onde Belle aparecia indo do trabalho para casa ultrapassando obstáculos incríveis, saltando de prédio para prédio para não perder o programa. Em 2003 Foucan, que já havia divergido ideologicamente de Belle, grava o documentário Jump London e em 2005 Jump Britain, ambos para o channel 4. Em 2004 David Belle estrela o filme 13º Distrito. Dessa forma o parkour alcançou os diferentes países, incluindo Brasil, África do Sul, Rússia, Estados Unidos, China, entre tantos outros.

Vídeo com alguns Vaults: manobras do Parkour



Free Running - um modalidade diferente do Parkour


O free running nasceu do le parkour, a grande diferença deles são que free running basicamente, é se movimentar no ambiente da maneira que quiser, executando estética em seus movimentos: pelo Free Running ter autonomia em seus movimentos, admite-se giros, spins e outras firulas. (enquanto no parkour a meta é atravessar de um ponto A a um ponto B da melhor e mais rápida maneira possível).

Resumindo: Salte obstáculos de forma ágil e prática - PARKOUR. Coloque movimentos e manobras nos saltos - coloque estetica e firulas nos saltos!

Movimentos exóticos



  • backflip

  • frontflip

  • wallflip

  • wallspin

  • gainer



Não é um esporte que participa de olimpíadas como qualquer outro esporte diferente, justamente por não ser um esporte de competição por ter um filosofia diferente.

Para saber mais, existe um blog sobreLe Parkour.

Este post foi feito por um leitor do blog. Valeu Leonardo! Ele pratica parkour em Curitiba e convida a conhecer o esporte para quem ficou interessado. Pode entrar em contato com o Leonardo Campetti através do e-mail: leonardocampetti@gmail.com. Também indicou mais este site que tem Tutoriais de Vaults - Le Parkour.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Esporte estranho parecido com futebol? É o Cornerbol

Este pode soar como um esporte estranho, mas se trata de Cornerbol (ou Cadebol, por ter gols parecidos com cadeiras), surgido no Rio Grande do Norte em 2001 e rapidamente difundido pelo mundo.

As regras básicas deste jogo se assemelham com as do futebol: o jogador pode conduzir a bola com os pés, cabeça e peito e, para ganhar o jogo, deve marcar gols no gol adversário. Porém, as partidas são divididas em três tempos de 12 minutos.

O que torna esse um esporte diferente?



O grande diferencial desse esporte exótico é o fato que, quando a bola bate na parede que cerca a quadra e voltar para o time que já estava com a bola, o jogo prossegue. Porém, caso a bola bata na parede e volte para o time adversário, é cobrado lateral.
Cada time possui cinco jogadores, sem goleiros, apenas um defensor que fica responsável pela região mais próxima ao gol.

O gol se assemelha com uma cadeira, como dito anteriormente, por ter as seguintes dimensões: 1m de altura x 1,5m de largura.

Por ter sido difundido por outros países, é realizado um campeonato mundial todos os anos e, claro, o Brasil é o grande representante do esporte desde então.

E você, já praticou esse esporte estranho?

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Esporte exótico em quadra: Floorball


Mais um exemplo de esporte exótico semelhante ao hóquei, o Floorball começou sendo direcionado àqueles que tinham interesse pelo jogo mas não sabiam patinar ou não concordavam com a violência natural da modalidade, já que se trata de um esporte com muita velocidade e, em certos casos, não se consegue ter controle sobre isso. Dessa forma, impactos com os jogadores adversários são muito comuns.

Esporte exótico que não usa patins



Um dos grandes diferenciais do Floorball perante o hóquei é a utilização de um tênis especial ao invés de patins, assim como no Broomball.
É praticado em quadras fechadas e seus jogadores usam tacos feitos de fibra de carbono, com a extremidade feita em plástico. Essa extremidade é a região responsável pelo contato com a bola (também de plástico).

O jogo é disputado com dois times de 5 jogadores e 1 "goleiro" para cada lado. As dimensões do campo são 40m x 20m fechados por placas com cantos arredondados, assim como no hóquei praticado no gelo.



Dimensões da quadra para Floorball



Este esporte exótico é muito praticado em países como Suécia (último vencedor do Campeonato Mundial), Finlândia e Suíça.

Veja abaixo trechos da final do Campeonato Mundial de 2006:

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Esporte exótico: Broomball


Seguindo a linha de esportes exóticos praticados no gelo, agora falamos do Broomball.

Mais praticado em países como o Canadá e Austrália, utiliza-se uma espécie de vassoura com 1,5m de comprimento e bola pesando 0,5kg. Pode ser praticado tanto em ambientes fechados como abertos, dependendo da situação climática.

Esporte exótico praticado em times



Este esporte exótico é praticado em dois times, cada um possuindo seis jogadores, um deles é o "goleiro". Conta-se um ponto para o time quando atinge a rede do adversário com a bola, esquema muito semelhante ao hóquei.

O nome do esporte exótico vem da bola utilizada no jogo, chamada "broom". O calçado utilizado pelos atletas é especialmente criado para o esporte, pois na verdade é um tipo de sapato, ao invés dos patins comumente utilizados em esportes no gelo.

Mesmo sendo um esporte tradicional em alguns países, muitos confundem este jogo com o Curling, apesar da única semelhança entre ambos é o fato de serem jogados no gelo.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Esporte exótico no gelo: Bobsleigh


Este esporte exótico, denominado Bobsleigh, lembra um pouco outro esporte diferente que já postamos aqui, o Skeleton.
Porém, no caso do Bobsleigh, há equipes de 2 ou 4 pessoas que fazem a corrida em um trenó, descendo em uma pista de gelo, construída especialmente para este tipo de competição.

Esporte exótico e a participação das feminina


Como trata-se de um esporte de grande risco, requer muito cuidado do atleta tanto no impulso do trenó como em sua condução, ao longo da descida.

Desde o início do século passado este esporte exótico já faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno mas, somente em 2002, foi permitida a participação de mulheres nas equipes.

A modalidade que permite a partifipação feminina é a Bobsleigh de 2 pessoas, no qual há um homem e uma mulher.

Para quem pensa em praticar este esporte exótico tome muito cuidado! Acidentes acontecem e podem ser gravíssimos, como no vídeo abaixo:

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Esporte exótico no Brasil - Biribol

Já comentamos sobre esportes exóticos vindos de outros países, sejam de luta, corrida ou em equipe; mas temos exemplos de esportes genuinamente brasileiros, como o Biribol.

Este esporte exótico surgiu aqui no Brasil, mais precisamente na cidade de Birigüi, interior de São Paulo, no final da década de 1960.

Esporte exótico parecido com voleibol



Trata-se de um esporte aquático semelhante ao voleibol, praticado em piscinas com tamanhos especiais (4m x 8m x 3m) utiliza uma rede para separar os dois times e, obviamente, uma bola.

As partidas são divididas em 3 ou 5 sets de 12 pontos cada. Para marcar um ponto deve-se jogar a bola por cima da rede, chegando ao lado adversário e, caso este não retorne a bola, deixando-a bater na água, ganha-se um ponto.

O esporte, apesar de parecer exótico, é comumente praticado em hotéis, SPAs, etc., como forma de incentivo à prática de esportes aquáticos e uma boa forma de exercício físico, pois força o jogador a utilizar grande parte dos músculos de seu corpo.

Veja um vídeo da final da Liga Nacional de Biribol 2007:

domingo, 4 de maio de 2008

Esporte diferente em time: Bandy


Após falarmos sobre alguns esportes diferentes praticados no gelo, a exemplo do Curling, agora explicaremos o Bandy!

Esporte diferente, mas parecido com hóquei



À primeira vista, este esporte diferente pode ser considerado um antecedente do hóquei no gelo.
É praticado em campo aberto, também no gelo, no qual os atletas utilizam tacos para acertar as bolas. Em países como Noruega, Suécia, Canadá, etc., este jogo é muito apreciado.

Para entender melhor como funciona o esporte, veja o vídeo abaixo:

terça-feira, 29 de abril de 2008

Hora de uma luta diferente!

Dentre os dos esportes diferentes, estranhos e exóticos que já postamos aqui, gostaria de falar agora de uma luta muito diferente: o sumô!

Esporte diferente, o sumô

Regras básicas deste esporte diferente


São apenas dois lutadores, vestindo uma espécie de cueca reforçada, que entram no ringue com o objetivo de derrotar seu adversário: fazendo este tocar o chão com qualquer parte do corpo (exceto os pés), ou empurrá-lo para fora da arena. Principalmente a roupa é bem diferente daquelas usadas para praticar qualquer outro esporte estranho.



Vale tapa, puxar a sunga e qualquer manobra para derrubar o outro! Tudo isso torna essa luta, um esporte diferente e estranho até, para nós que não pertencemos a essa cultura.

domingo, 27 de abril de 2008

Espore diferente no X Games

Um verdadeiro Festival de esporte diferente aconteceu nesse final de semana (dias 25, 26 e 27 de abril) e trouxe muita adrenalina para São Paulo.

Modalidades dos esportes diferentes



Como atrações, foram competidos os seguintes esportes: um esporte diferente de que já falamos aqui no blog (o motocross), e também as manobras exóticas de skate e bicicleta!



Para saber mais sobre os esportes desse X Games, visite o site oficial.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Um esporte diferente: trial motocross

Após falar um pouco sobre um esporte diferente sobre 2 rodas, encontrei uma modalidade deste mesmo esporte, tornando este um pouco mais exótico!

Como funciona este Esporte diferente:


Não é uma competição de velocidade como a corrida de motocross: os competidores devem fazer manobras para escalar obstáculos! Estranho!?



A moto desta categoria é diferente das outras por principalmente não ter o banco, mesmo porque o piloto não vai usar. Mas assim como em todo esporte diferente, ou radical, não pode ser praticado sem todos os equipamentos de proteção.

Proteção para esporte diferente

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Esporte diferente: Tetris com queda-de-braço!

Você deve imaginar que já viu de tudo, mas nós descobrimos mais um esporte diferente, o Tresling, que envolve o bom e velho Tetris e a queda-de-braço!

Mas aí você deve pensar que uma coisa não tem nada a ver com a outra, pois são jogos totalmente diferentes! Mas aí que você se engana.
Este esporte diferente foi criado pelo Designer Tom Gerhardt que, utilizando uma mesa profissional para a prática da queda-de-braço, possui em cada lado a região na qual o jogador tenta forçar a mão do adversário tocar, sendo responsável pelo controle das peças que estão "caindo" na tela.

Para entender melhor como funciona o Tresling, veja o vídeo publicado no site oficial deste esporte diferente:

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Esporte exótico com bola: Petanca

Em busca de mais algum bom exemplo de esporte exótico chegamos à Catalunha, região na qual é praticado um esporte com nome bem diferente: Petanca.

Originário da França, este esporte exótico tem seu nome vindo da expressão "pés juntos". O jogo assemelha-se muito com a bocha, pois tem como objetivo acertar (com bolas de metal) uma bola de madeira (chamada "boliche") lançada anteriormente por outro jogador. Porém, para jogá-lo, o solo ideal é arenoso e plano.

O esquema do jogo é o seguinte: inicia-se a partida com o lançamento do boliche e, na modalidade individual, cada jogador tem direito a jogar três bolas metálicas, enquanto na versão de times apenas duas bolas.

As jogadas podem ter três variações. A primeira consiste em lançar a bola para chegar o mais perto possível do boliche; a segunda permite que o jogador arremesse sua bola para afastar aquela do adversário que estiver mais perto do boliche; por fim, a última maneira se assemelha com a segunda, na qual o jogador tenta acertar outra bola com a sua lançada, porém, o alvo é uma bola do próprio time, a fim de aproximá-la do boliche.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Esporte diferente sobre 2 rodas: Motocross

Tem pessoas que não se contentam em somente pilotar uma moto: preferem fazer diferente e praticar o Motocross.
A adrenalina transforma o jeito de andar de moto em algo totalmente diferente. A pista é totalmente off-road (terra) e cheia de obstáculos: o que torna tudo uma corrida muito exótica, com manobras e saltos para deixar qualquer público entusiasmado.

Esporte Diferente - Motocross

O FreeStyle Motocross tem algo diferente


Senão a corrida, temos outra forma de praticar o motocross. No modo FreeStyle os pilotos entram na pista com sua moto e fazem manobras no ar para conseguir pontos: a pista tem muitas rampas de morrotes em um terreno off-road.

Os equipamentos


A moto utilizada no Motocross é diferente das motos esportivas ou custom, pois tem que apresentar uma ótima suspensão para agüentar os saltos e aterrisagens. Geralmente os pilotos utilizam motocicletas com 250 ou 450 cilindradas.
Motocross - moto diferente
Além da moto é utilizada proteção no corpo inteiro: capacete, botas, cotoveleira, joelheira, colete e óculos de segurança.



Acha que é muito para você? Então pode praticar um outro qualquer esporte diferente.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Esportes estranhos: que tal marcha atlética ?

Dentre tantos esportes estranhos, gostaria de destacar esse chamado de Marcha Atlética! Mais conhecido por "aquele em que as pessoas andam de um jeito diferente".

Na verdade são lembrados assim pelo jeito exótico de praticar o esporte: na marcha atlética, o atleta deve andar o mais rápido possível, mas sempre deve ter pelo menos um pé em contato com o chão. Além disso a perna que está avançando deve permanecer reta - pois se o joelho dobrar será penalizado.



Algo me lembra um outro esporte estranho.

Esporte diferente de caminhada e corrida


Este esporte não é nem uma corrida mas também não é uma caminhada. Estranho? A caminhada e a corrida não exigem que um pé sempre esteja apoiado no solo: que justamente é o erro mais comum dos atletas.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Hurling, um hóquei exótico?


Bom, à primeira vista, o Hurling pode parecer um esporte exótico, pois lembra o hóquei em alguns aspectos, mas os jogadores utilizam bastões para segurar a bola (semelhante à de tênis) e arremessá-la ao "gol" adversário.

Neste esporte exótico, dois times participam da partida, possuindo 15 jogadores cada um. O campo possui 120 a 126 metros de comprimento e 75 a 91 metros de largura.

Como dito anteriormente, a bola deve ser arremessada entre duas traves do time adversário, em forma de "H", como no Rugby porém, no Hurling, há uma rede logo abaixo. O gol marcado desta forma, passando entre as duas traves, vale 3 pontos, enquanto se for marcado na rede, como no futebol convencional (inclusive com um goleiro), vale apenas 1 ponto.

Podemos ver no vídeo abaixo que a violência nos esportes não vem de agora e, certamente, contusões são muito comuns neste jogo que é um dos mais populares da Irlanda.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Esporte exótico com raquetes: Lacrosse


Originário de um jogo praticado pelos índios americanos (baggataway), o Lacrosse é um esporte exótico praticado com raquetes, disputado em dois times com dez atletas de cada lado.

Este esporte diferente foi batizado com este nome devido a semelhança da raquete com uma cruz, assim os colonos franceses o chamavam de "La Crosse", ou seja, "A Cruz".

O campo ideal para disputa deste esporte exótico tem 100 a 110 metros de comprimento. Os pontos são marcados ao atingir o gol adversário com a bola, atingindo-a com uma raquete. Em sua extremidade há uma rede, utilizada para "segurar" a bola.

Para os gols serem válidos, todos os jogadores do time devem estar no campo de ataque. As faltas acontecem quando o corpo de um jogador bate no cesto do seu adversário.

Mas um fato curioso marca este esporte: durante um tempo, o Lacrosse foi sinônimo de esporte sangrento pois os índios, praticantes do esporte, sofriam devido maus-tratos dos ingleses que roubavam suas terras, matavam animais, etc. Para se vingarem, marcaram um jogo de Lacrosse com os ingleses, na festa de aniversário do rei inglês Jorge III. A partida foi organizada bem próxima à fortificação dos soldados ingleses que, para verem melhor o jogo, abriram os portões aproximando-se dos jogadores.

Porém, como torcida, os índios levaram suas mulheres vestidas com longos mantos, fato inusitado em dia que fazia muito calor. Os soldados não estranharam, pois imaginavam que esta era a maneira pela qual estavam acostumadas a se vestir.

De repente, os índios largaram suas raquetes e as mulheres suas mantas que, embaixo delas, possuíam armas, utilizadas para atacar os soldados ingleses.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Pólo: esporte exótico sob cavalos


O Pólo é um esporte exótico originário da Ásia, séculos antes de Cristo. Diferentes de outros esportes no qual o atleta fica montado, este não é um tipo de corrida diferente.

O jogo é praticado com quatro jogadores por equipe, montados em cavalos e, como objetivo, devem bater em uma bola com um taco, tentando fazer gols no arco adversário. A partida dura menos de uma hora, sendo dividida em períodos denominados "chukka", que podem acontecer de 4 a 6 vezes por jogo.

  • As medidas do campo ficam em torno de 275x180m;

  • As bolas tem 8cm de diâmetro sendo feitas na cor branca em plástico ou madeira;

  • O taco possui 3m e é feito de bambu.


segunda-feira, 7 de abril de 2008

Esporte exótico e sacrifícios: vamos jogar futebol mesoamericano?

Quem perder, corre o risco de ser sacrificado. Quem ganha é abençoado pelos deuses.
Bem-vindo ao Futebol Mesoamericano: uma mistura de um esporte diferente misturada ao exótico mundo religioso e místico.

Pesquisas dizem existir uma bola deste esporte, datada de 1600 a.C! E como é um jogo muito antigo e depende de análises históricas para supor algo, fica meio complicado dizer ao certo o que era, mas basicamente:

1. Equipamentos: peles de veados e jaguar para fazer a proteção do corpo. Alguns jogadores jogavam mascarados (mostrando o lado exótico do jogo). A bola é de borracha, feita do látex da árvore com seiva de outra planta: dizem que a bola simboliza a fertilidade por (referência ao látex) lembrar o sêmen.

2. Campo: geralmente 80m de comprimento por 8 de largura, mas tendo campos que chegam até 160m de comprimento.

3. Objetivo: acertar a bola em uma aro na lateral do campo.

Esporte exótico - aro do futebol mesoamericano

3. Times: 2, podendo ter de 2 a 5 por equipe.

4. Em jogo: em volta do jogo de futebol mesoamericano está todo um ritual de sacrifícios, onde o capitão do time perdedor e mais algum jogador será morto e oferecido aos deuses no final da partida, assim como a bola podia ser queimada e também oferecida.

Portanto, se você receber um convite para praticar este esporte exótico, saiba que o final pode ser triste! Infelizmente não achei nenhum vídeo da prática do esporte!

sábado, 5 de abril de 2008

Apresentamos o Críquete, um esporte exótico!

Considerado por muitos um esporte semelhante com o Baseball, o Críquete, a primeira vista, pode parecer apenas uma versão diferente de Baseball.

Originário de um antigo jogo rural chamado Stoolball, vindo da Inglaterra, o Críquete foi se atualizando durante os anos, ganhando boa popularidade em países como o Reino Unido, Índia e Paquistão.

Este esporte exótico é praticado em campos sem dimensões definidas. A bola utilizada é feita de borracha e madeira, podendo atingir velocidade de 150 km por hora. O objetivo é acertar as três varetas fincadas no solo, do time adversário, chamadas de "wickets". O jogo se desenrola com o time atacando e, em outros momentos, defendendo seus wickets.
Antigamente o jogo chegava a durar dias mas, atualmente, pode ser disputado em dois tempos, uma tarde ou noite. 

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Croquet, um esporte antigo e diferente!


Esse realmente é um esporte muito exótico!

Derivado do golfe, o Croquet (não confundir com Críquete!) começou como um jogo voltado à recreação mas, depois de um tempo, tornou-se um esporte. Para jogá-lo deve-se bater em bolas de madeira ou plástico através de arcos presos no campo (gramado).

Este jogo é praticado em países como Estados Unidos, Canadá, França e Austrália, sendo pouco popularizado no mundo.

Apesar de ser pouco praticado, o Croquet já participou dos jogos olímpicos em 1900, em Paris, a exemplo da Pelota Basca, outro esporte diferente.


Vídeo explicando como se joga Croquet (inglês)

Mais informações sobre o motivo do esporte ter saído das olimpíadas neste link.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Faça um esporte diferente: Biatlo

Com certeza você já deve ter ouvido falar do triatlo (corrida, natação e ciclismo), mas aposto que ainda não conhece o estranho Biatlo!

Esporte diferente - Biatlo

Por dedução vemos que temos dois esportes em um. O atleta esquia no gelo por 5km em velocidade e a cada parada, se prepara para armar seu rifle e dar cinco tiros em um alvo! É bem estranho por misturar 2 modalidades de esportes muito diferentes.



Diz a lenda que o esporte surgiu de um treinamento militar, e com certeza só poderia ter sua origem assim! Resumindo: o biatlo é na verdade esquiar e atirar, mas se o atleta erra o alvo, é penalizado com acréscimo de tempo em sua corrida. Apesar de ser um esporte diferente por ter essa mistura de modalidades, participa dos Jogos de Inverno, assim como aquele outro esporte estranho, de que já falamos aqui no Jogue Diferente!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Skeleton, esporte diferente no gelo!


Dando continuidade à nossa mini-série de posts sobre esportes estranhos de inverno (já falamos sobre Curling), vamos falar sobre Skeleton.

O Skeleton surgiu no século XIX na Suíça, quando um inglês utilizou um trenó em forma semelhante ao esqueleto humano.

Um dos momentos mais importantes para garantir um bom desempenho é a largada, exigindo grande explosão e agilidade. Após adquirir a velocidade necessária, o piloto coloca-se com o peito sobre o trenó, ficando deitado com a boca para baixo.



Mas aí você se pergunta: como o piloto consegue controlar o trenó a uma velocidade aproximada de 130km/h? Simples, o próprio corpo do atleta faz com que ele consiga controlá-lo, exigindo grande habilidade do mesmo.

Como se trata de um esporte de risco, deve-se ter muito cuidado no momento da largada, para não acontecer problemas como no vídeo abaixo:



Caso você queira saber mais sobre este esporte diferente, basta visitar este link.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Curling! Põe diferente nisso!

Começando uma mini-série de esportes estranhos de inverno, apresentamos o Curling!

Nunca ouviu falar? É mais conhecido por "esporte da vassourinha" e funciona assim: É lançada uma pedra de granito que tem um alvo como destino, e para que seja cumprida essa meta, 2 atletas com suas "vassourinhas" vão esfregando o chão para que a pedra deslize com mais facilidade. Veja o vídeo e entenda melhor:



Na verdade é um esporte diferente por ser no gelo, mas é muito parecido com a bocha. Quanto mais pedras de gelo se tem dentro do alvo, mais pontos.

O Canadá é o líder neste esporte que ainda é novo em se falando de Olimpíadas, tendo sua primeira participação em 1998.

domingo, 30 de março de 2008

Mais uma corrida diferente: a Corrida de Camelos!



Eis mais um esporte diferente, no ramo da corrida. A exemplo da Corrida de Avestruz, os animais devem estar bem preparados para a prática do esporte.

A Corrida de Camelos é desconhecida no ocidente, mas lá no lado das arábias é um esporte que rende muito dinheiro, devido à grande audiência vinda de televisão. Nos estádios é comum ver muitas pessoas ricas em camarotes de luxo.

Porém a realidade é totalmente diferente para quem proporciona esse esporte diferente: os jóqueis são crianças de 3 a 7 anos acostumadas a uma condição de vida tão prejudicada (comparada à escravidão), que organizações de recursos humanos já chamaram atenção para o problema. Durante as provas as crianças ficam amarradas aos animais, havendo grande possibilidade de batidas e, até mesmo, quedas fatais.

Pode parecer estranho, mas as crianças são ideais para a prática do esporte, devido o fato de serem menores e, conseqüentemente, mais leves, possibilitam velocidades maiores do camelo, chegando a 45km horários.

Mas uma novidade está há caminho: uma empresa suíça desenvolveu robôs para substituírem as crianças, custando cerca de 10 mil dólares cada um deles. Para fazer com que os camelos "aceitem" os novos jóqueis, são colocadas roupas e odores humanos nos robôs e, pelo jeito, essa prática vem dando certo, como pode ser vista na foto abaixo:

sábado, 29 de março de 2008

Esporte diferente ou estranho!?? SKIBUNDA!

SKIBUNDA?

Como é o Skibunda? (esquibunda)
É típico do Norte/Nordeste do Brasil e o melhor de tudo que é baratíssimo! Você pode praticar este esporte pagando apenas R$ 2,00 por descida.

Skibunda um esporte diferente

Funciona assim: senta-se em uma prancha e em cima dela a pessoa desce uma duna de areia ! E o melhor de tudo... na chegada acaba em uma lagoa pra refrescar. Mas muitos que chegam ao fim preferem ficar na lagoa, mesmo porque subir a duna para brincar novamente não é nada fácil!



É um esporte diferente dos que conhecemos aqui no Sul, mesmo por não ter onde praticar. Quando viajar para o Norte, faça alguma coisa diferente: pratique o SKIBUNDA!

sexta-feira, 28 de março de 2008

Corfebol? Esse nome lhe soa diferente?



Este esporte pode parecer muito diferente, mas é comumente praticado na região da Holanda e Bélgica, sendo semelhante ao Basquete. Uma característica que o torna bastante exótico é o fato de possuir equipes mistas, ou seja, cada equipe é formada por homens e mulheres (4 pessoas de cada sexo).

As partidas duram 60 minutos, sendo divididas em duas partes. As dimensões do campo correspondem a: 20 metros de largura e 40 metros de comprimento.

O Corfebol, como dito anteriormente, possui algumas regras semelhantes ao Basquete como o fato de ser proibido tocar a bola com a perna, pé ou joelho; bater a bola com o punho; correr ou andar com a bola e driblar, etc.

O jogo já foi tema de reportagens em programas como Esporte Espetacular, da Rede Globo. Confira o vídeo da reportagem:



Espero que tenham gostado desse esporte diferente. Não se esqueçam de sugerir outros jogos e vídeos para o Jogue Diferente!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Badminton, um Tênis diferente?



O Badminton é um esporte praticado individualmente ou em duplas. Como no Tênis, o esporte é jogado com raquetes mas, ao invés de bolas, são utilizadas petecas ou "volantes".

Apesar de soar como um esporte diferente, o Badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo, existindo há cerca de 2000 anos.

O objetivo do jogo é simples: rebater a peteca sobre a rede, sem deixá-la cair do seu lado da quadra. Quem fizer 21 pontos ganha o game, processo semelhante ao Tênis.
Apesar da quadra do Badminton ser menor, o esporte exige mais esforço que o Tênis, pois é necessário força, velocidade, agilidade e reflexos em grande intensidade. Por isso, jogadas emocionantes são frequentes, como é mostrado no vídeo:



Segue abaixo o esquema da quadra de Badminton, com suas dimensões detalhadas:



Mais detalhes sobre o funcionamento deste esporte diferente, basta visitar este link.

Nosso próximo esporte será o Corfebol. Nome diferente, não?

quarta-feira, 26 de março de 2008

Esporte engraçado e diferente. Apresento a corrida de avestruz!


Corrida de avestruz?!

Depois da corrida de cavalos surge mais um esporte diferente.


Aqui no Brasil o esporte não é muito conhecido, mas já teve competição nacional em 1999 - São Paulo. Mas não é qualquer avestruz que presta para a corrida: as mais fortes e preparadas para isso são aquelas da raça Blue Neck.



O mais interessante desse animal exótico, é que deve ser ensinado a correr em linha reta, porque naturalmente esse bicho corre em zig-zag!

Pratique este esporte diferente!

terça-feira, 25 de março de 2008

Quer esporte diferente? Jogue pelota basca!

Este esporte diferente iniciou-se na Idade Média, quando populações de vilarejos, em dias de atividades religiosas, jogavam pedras nas paredes das Igrejas.

Além disso, este jogo diferente já foi incluído nas olimpíadas, mais precisamente em Paris, no ano de 1900. No Brasil, em 1941, quando estava conquistando mais adeptos, a Pelota Basca tornou-se esporte proibido já que a prática de apostas ficavam cada vez mais comum. Veja abaixo um vídeo mostrando jogos profissionais deste esporte diferente:



Há diferentes modalidades praticadas:
  • Cesta Punta;
  • Joko Garbi;
  • Mano;
  • Share;
  • Pala Corta;
  • Paleta Cuero;
  • Paleta Goma;
  • Frontenis;
Para saber mais sobre cada uma destas modalidades e história deste esporte diferente, visite Pelota Basca - Brasil.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Arremesso de Martelo! Mais um esporte diferente?

Quando você ouve falar que alguém pratica "arremesso de martelo" logo vem na cabeça a idéia de alguém atirando aquela ferramenta. Parece estranho...



Mas na verdade esse é um esporte diferente do que imaginamos. Não é de se jogar em equipe como o cabeçobol. O que fazem na verdade, é um lançamento de uma bola de metal (com 7,26kg para os homens e 4kg para as mulheres) presa por uma espécie de arame com uma pega na ponta. O atleta gira o "martelo" em torno de si mesmo, completando em média 4 voltas até o lançamento.



Para você que pensou em assistir um lançamento de martelo e ficou preocupado, é bom saber que em volta da área de lançamento existe uma proteção com grade que impede que o arremesso de martelo só siga para frente, e aterrise na área permitida até um ângulo de 90 graus, caso contrário o arremesso não é válido!

O regulamento existe desde 1887, criado na Inglaterra, e já faz parte dos esportes olímpicos desde 1990. Falando em olimpiádas, esse esporte diferente vai estar presente também nas olimpíadas de beijing - 2008.

sexta-feira, 21 de março de 2008

O estranho cabeçobol

O que é este esporte diferente?
O cabeçobol seria uma espécie de jogar handball de uma forma diferente. Regras principais:

- Quem estiver com a bola não pode se mover.
- Só pode fazer o passe de bola com as mãos;
- Gol: somente de cabeça;
- Não pode haver contato físico entre os jogadores.

O mais estranho é que existem diferentes modos de se jogar. Ao fazer uma pesquisa, descobri que funciona como um aquecimento para jogadores de futsal, e como diversão para um povo exótico que nem imaginava: os índios da comunidade Irantxe (MT) que praticam o esporte com uma bola de borracha natural que só pode ser tocada com a cabeça.

Existem diferentes formas de praticar o cabeçobol, além de não ser um esporte que não é oficial como o punhobol. Aceitamos fotos e vídeos para postar aqui no blog!

No próximo post falaremos sobre mais um esporte diferente: Arremesso de Martelo

quarta-feira, 19 de março de 2008

Punhobol

O Punhobol é um esporte semelhante ao voleibol, praticado principalmente na região sul do Brasil. Como este jogo não é muito divulgado, pode parecer um esporte bastante diferente e estranho para os brasileiros, mas em países como a Alemanha e Áustria, é um esporte comum, como podemos ver neste vídeo do campeonato mundial que aconteceu em Porto Alegre:



O esporte geralmente é praticado em gramado de 50m x 20m, sendo 5 jogadores para cada lado, podendo ser jogado em campos muito maiores, com 1000m² de área.

Mesmo sem grande divulgação, a seleção brasileira de Punhobol conquistou seu espaço e foi vencedora de duas das três últimas edições do campeonato mundial, ficando em segundo lugar no último realizado, no ano de 2007.

Para mais informações sobre este esporte diferente, visite o site Faustball.

terça-feira, 18 de março de 2008

Jogue Diferente!

Pratique esportes  exóticos e diferentes! O propósito do blog Jogue Diferente é justamente escrever mais sobre estes esportes quase não divulgados pela mídia.

O blog foi criado para divulgação desses esportes pouco conhecidos! Você pode ter um vídeo publicado aqui no nosso blog!!! Basta fazer o seguinte:
  1. Filme você e seus amigos praticando algum esporte estranho ou diferente;
  2. Coloque o vídeo no YouTube e envie o link para nós;
  3. Acesse nosso site e veja os comentários publicados sobre seu esporte (para ver se o pessoal aprova sua idéia!);
  4. Divulgue o post para seus amigos!
Depois que tivermos pelo menos 3 esportes publicados, vamos colocar uma enquete para votação! O esporte exótico que vencer, ganha um post dedicado ao inventor do esporte.