terça-feira, 13 de maio de 2008

Pratique um esporte exótico: Le Parkour

Existem divergências sobre a criação do parkour. Para muitos a liberdade dos movimentos sempre esteve dentro de nós. Esta redescoberta teria sido vivenciada e tomado as características atuais na década de 80, nas ruas de Lisse, subúrbio de Paris.

Le Parkour esporte exótico

Apesar de algumas discussões, o parkour foi definitivamente criado por David Belle: um jovem bastante influenciado pela história de sua família. Seu avô, pai e irmão mais velho eram bombeiros em Paris, e foram sempre reconhecidos por sua coragem nos salvamentos e por suas capacidades atléticas.

Inspirado por sua família e principalmente por seu pai, David foi uma criança criada nos ginásios de ginástica, treinou artes marciais exóticas e teve sempre como meta o desenvolvimento de seu corpo e a superação constante de seus medos e limites pessoais. Aos 15 anos, Belle resolve levar essa experiência para as ruas. Com seus amigos de infância, e também com Foucan, principal responsável pela criação de várias técnicas e sistematização do freerunning, Belle começa a desenvolver aquilo que anos depois seria conhecido como parkour. Eles viviam as influências do salvamento realizado pelos bombeiros, pelo método natural de treinar o corpo desenvolvido por George Herbert e pelas técnicas de fuga criadas na guerra do Vietnã.

Le Parkour esporte exótico

Fantasiavam diferentes situações de emergência onde precisariam realizar salvamentos em lugares de difícil acesso, treinavam suas mentes e corpos para superar qualquer obstáculo que encontrassem pelo caminho.

Por ser extremamente plástico, exótico e impressionante o grupo Yamakasi, formado nos primórdios por Belle e seus amigos, cativou novos praticantes em suas andanças pela Europa. A popularização mundial também aconteceu graças a alguns filmes com praticantes do parkour. Dirigido pelo francês Luc Besson, Yamakazi - Os Samurais dos Tempos Modernos (2001) levou o parkour para além das fronteiras européias. Em 2002, a BBC rodou um comercial para o programa Rush Hour onde Belle aparecia indo do trabalho para casa ultrapassando obstáculos incríveis, saltando de prédio para prédio para não perder o programa. Em 2003 Foucan, que já havia divergido ideologicamente de Belle, grava o documentário Jump London e em 2005 Jump Britain, ambos para o channel 4. Em 2004 David Belle estrela o filme 13º Distrito. Dessa forma o parkour alcançou os diferentes países, incluindo Brasil, África do Sul, Rússia, Estados Unidos, China, entre tantos outros.

Vídeo com alguns Vaults: manobras do Parkour



Free Running - um modalidade diferente do Parkour


O free running nasceu do le parkour, a grande diferença deles são que free running basicamente, é se movimentar no ambiente da maneira que quiser, executando estética em seus movimentos: pelo Free Running ter autonomia em seus movimentos, admite-se giros, spins e outras firulas. (enquanto no parkour a meta é atravessar de um ponto A a um ponto B da melhor e mais rápida maneira possível).

Resumindo: Salte obstáculos de forma ágil e prática - PARKOUR. Coloque movimentos e manobras nos saltos - coloque estetica e firulas nos saltos!

Movimentos exóticos



  • backflip

  • frontflip

  • wallflip

  • wallspin

  • gainer



Não é um esporte que participa de olimpíadas como qualquer outro esporte diferente, justamente por não ser um esporte de competição por ter um filosofia diferente.

Para saber mais, existe um blog sobreLe Parkour.

Este post foi feito por um leitor do blog. Valeu Leonardo! Ele pratica parkour em Curitiba e convida a conhecer o esporte para quem ficou interessado. Pode entrar em contato com o Leonardo Campetti através do e-mail: leonardocampetti@gmail.com. Também indicou mais este site que tem Tutoriais de Vaults - Le Parkour.

2 comentários:

project47 disse...

Muito interessante esse esporte exótico!

Esse vídeo tem uns ótimos exemplos de manobras... Imagino o quanto o pessoal não deve se machucar com esses saltos, etc...

Excelente post! Parabéns pelo blog :)

Linke disse...

Exótico mesmo é a maneira como ele foi criado!!!